quinta-feira, 28 de junho de 2012

Religião




Religião para muitos é um assunto extremamente polêmico. Quem nunca ouviu aquele ditado “quando o assunto é futebol ou religião, a conversa nunca acaba”, concordo com isso, mesmo eu admitindo não assumir religião nenhuma. Poderia escrever sobre vários argumentos para defender que não existe nenhum Deus, ou qualquer coisa do tipo, contudo, não condiz com o que eu realmente penso. É claro, não creio e nem sigo os dogmas da igreja católica ou de qualquer outra religião, mas, sinceramente, me recuso a acreditar que nós somos resultados de infinitas coincidências.
Acho também, que nas igrejas, assim como na maior parte das instituições sociais, há sempre aqueles que se aproveitam da situação e isso mancha a religião, uma frase que já li em algum livro que me foge a mente nesse momento é “Deus é perfeito a religião é humana” ou seja, a religião em si sofre diretamente da vontade do homem, que esta longe da perfeição, posto que todos, mesmo que não admitam, tem seu lado instintivo e normalmente ele fala mais alto que o racional, nem que seja inconscientemente.
Entretanto, creio que sem as igrejas e religiões para definir seus preceitos de como agir e pensar, o mundo inteiro entraria em um caos. A religião, na minha opinião, foi e é extremamente importante para qualquer população, pois quando as coisas parecem não ter solução, e por mais caótica que esteja a situação, se você crê em algo, em uma força maior, a esperança não morrerá, e enquanto houver esperança, a mudança sempre será uma alternativa, exemplificando: (principalmente) nessa sociedade atual que enfrente diversos problemas, como fome, violência, corrupção entre outros, se há algum lugar para fugir dos problemas, é para lá que todos vão.
Além do mais, quando uma pessoa reza, ela está em um processo de meditação, esta conversando com seu “eu-interior”, e é isto que falta para muitos dos que se perdem nesse imenso mundo cheio de informação, falta conhecer quem realmente são e o que realmente querem (mas esse é um tópico para um próximo post).
Portanto, na minha opinião, a religião pode ser inserida num contexto como uma alternativa para aqueles que estão descrentes das pessoas e da paz. O único ponto contrário a isso são as falhas dos humanos que regem as igrejas e templos, por isso, é preciso ter opinião, para não se alienar e manter firme em sua crença, na sua fé. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário