segunda-feira, 2 de julho de 2012

Palestina _ Parte 1



Bom, às vezes quando se estuda aprofundado um assunto você começa a enxergar as coisas de outra forma, e aconteceu isso comigo com relação ao povo palestino. É óbvio, ainda tenho muito que aprender sobre a situação deles, mas só de ter conhecimento já acredito que é meio caminho andado.
Para entende o caos em que a palestina se encontra hoje é preciso saber sobre muitos outros fatos que geraram os conflitos atuais. Mas o principal foi a criação do Estado de Israel (1947). Israel foi criada com o intuito de fazer com que os judeus, vítimas do holocausto, tivessem uma terra para eles, onde eles pudessem viver em “paz”, em primeiro momento, o mundo todo apoiou, fortalecendo assim o movimento sionista (movimento o qual apoiava a volta dos judeus pra sua terra sagrada). Claro, em primeiro instante, com a ideia proposta pela ONU tudo parecia perfeito, tanto para os árabes/palestinos que já viviam ali, quanto para os judeus que agora teriam onde morar.
Entretanto, a formação de Israel sofreu forte repressão dos países Árabes vizinhos o que acabou por gerar diversas guerras e conflitos, podendo citar exemplos como a Guerra dos Seis Dias, contudo, por mais populoso que fosse a liga Árabe que lutava para que não formasse o estado judeu na região, Israel contava (e conta ainda hoje) com a ajuda de um país “um pouquinho forte”, os EUA. Consequentemente, os palestinos que viviam na região acabaram por perder a hegemonia de seus territórios nessas guerras e desde então sofrem com a dominação do povo hebreu.
Durante todo esse tempo de conflito na palestina, houve várias sanções determinando que Israel respeitasse os direitos humanos e devolvessem os territórios para os palestinos e nunca foi acatada de fato, mesmo por que, caso fosse decidido que seria tomada uma medida mais drástica para defender o povo árabe da região, os EUA sempre votariam contra.
Esses argumentos os quais citei são só uma das causas dos conflitos, as consequências são iguais ou piores. As Intifadas, por exemplo, foram um forte indicio do que o povo palestino passa na região. Para que o texto não ficasse grande e cansativo, decidi dividir esse tema, cujo gosto bastante, em algumas partes, as consequências irei tratar em um próximo post, assim como outros assuntos que sejam ligados à palestina.

Ps.: Para quem se interessa por assuntos assim, fica aqui uma indicação de um livro extremamente bom, do qual, afirmo, sem a menor dúvida, que se não tivesse lido, não teria a visão ampla sobre o assunto. http://gattaz-livros.blogspot.com.br/2008/05/guerra-da-palestina-da-criao-do-estado.html  (A Guerra da Palestina: da criação do Estado de Israel à Nova Intifada – André Gattaz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário