segunda-feira, 2 de julho de 2012

Brasil e o Mundo


Normalmente, apendemos sobre a história do Brasil separada do resto do mundo e acabam achando que os acontecimentos são situações exclusivamente nacionais, enquanto na realidade, o que os brasileiros são submetidos durante todas as épocas desde o seu descobrimento são frutos do que acontece no exterior. Ou seja, creio que o Brasil seja o melhor exemplo pra mostrar a globalização e a influência das potências mundiais nas demais regiões do mundo.
Tomemos como exemplo o período de 1929 – 45. Desde a proclamação da república no Brasil vigorava a política do café-com-leite, que consistia em intercalar os presidentes do país entre paulistas e mineiros. Contudo, com a dramática quebra da bolsa de Nova York em 29, que destruiu diversas instituições no mundo inteiro e mudou de certa forma as políticas econômicas liberais, teve sua influência no Estado Brasileiro também. Com a crise, os políticos tiveram de tomar decisões que impedissem o país de sofrer as consequências da grande depressão e o que acabou fazendo com que Getúlio Vargas (gaúcho) se tornasse presidente.
Além disso, a forma de governar o país de Vargas reflete muito o que era o mundo na época. Por exemplo, o investimento em grandes obras e a criação de indústrias estatais seguiam o mesmo principio do novo modelo econômico que vigorava nas principais potências mundiais, o keynnesianismo. Além de contar com diversas políticas trabalhistas, como a consolidação das leis para o setor, que, de certa forma, segue também alguns ideais operários que se tornavam cada vez mais comuns aos governos das potências mundiais.
Sem contar as duas intentonas por qual o país passou, baseadas nos regimes e ideais diferentes do social-democrata e do nacionalista. A intentona comunista (1936), sendo incentivada pela Revolução Russa(1917) e apoiada pela recém formada URSS, e a integralista (1938), de ordem fascista com diversas semelhanças com os ideais dos regimes de Mussolini (Itália) e do Hitler (Alemão).
Há outros muitos exemplos de acontecimentos da história brasileira que são fruto de acontecimentos na Europa ou nos EUA, por exemplo. Isso apenas mostra o quão globalizado e interligado estão os países atualmente, seja cultural, politico, ideológico ou econômico.
Entretanto, não podemos generalizar a história do Brasil como baseada nos acontecimentos de fora. Um grande exemplo, dos dias atuais inclusive, é a luta da presidenta Dilma junto com outros países emergentes (BRICS) para quebrar com as instituições que defendem e matem o poder mundial na mão exclusivamente das potências mundiais (mas esse é um assunto para um próximo post).

Nenhum comentário:

Postar um comentário