sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Grande Ditador de Charles Chaplin



Hoje em dia é fácil e, talvez até bem visto pela sociedade, criticar o nazismo e as guerras. Mas creio que durante a Segunda Guerra Mundial era um tanto complicado e até mesmo arriscado criticar um regime. E são nesses momentos que os bons exemplos surgem, melhor ainda, acho que são em períodos caóticos e complicados que o mundo como um todo precisa de pessoas boas e com ideias bem formadas para ter a quem seguir. Quando Charles Chaplin apresentou o filme O Grande Ditador (The Great Dictator) em Nova York em 1940, ele acabou por se inserir nesse contexto.
O filme em si retrata dois personagens no período entre as duas Grandes Guerras, Chaplin interpreta os dois protagonistas da história, o ditador Adenoid Hynkel (em clara referência a Hitler) e o barbeiro Judeu, um personagem que lutou na Primeira Guerra Mundial e que sofre as privações de ser Judeu no “regime de Hynkel”. Durante todo o filme, é possível encontrar as marcas cômicas e irônicas do Chaplin, mas o mais importante desse filme é a mensagem, junto com toda a genialidade que a acompanha.
Acho que eu não poderia explicar tudo o que eu senti e os pensamentos que passaram por minha cabeça enquanto via o filme, certo é que o Grande Ditador mostra o quão genial e merecedor da fama Charles Chaplin é.
Além disso, o discurso que encerra o filme, na minha opinião, é um dos textos mais geniais de todos os tempos. Em tempos de Guerra ver uma mensagem como a do Chaplin, creio que pode mudar em muito a visão daqueles que possivelmente defendem qualquer tipo de conflito. Certo é, caso não tenham percebido, esse filme se tornou um dos meus prediletos e me incentivou a ver outros dele também, além de estudar a fundo a vida e obra dele. Portanto, podem esperar novos posts sobre Chaplin. E, espero, que assim como eu me tornei, outros possam se tornar fã também desse grande cineasta.

Ps.: O filme pode ser encontrado na internet facilmente, assim como o discurso o qual eu citei anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário