segunda-feira, 9 de julho de 2012

Revolução de 32



Hoje acordei e ao abrir o jornal vi uma matéria de folha inteira sobre a “revolução” constituinte de 1932, exaltando a luta que São Paulo travou contra o governo do “DITADOR” Getúlio Vargas pela democracia e então liguei a televisão e o que estava passando no telejornal? Claro, uma matéria exaltando também a revolução de 32. Quero deixar claro que de forma alguma sou contra a luta que foi travada a favor da constituição, talvez eu não saiba muito sobre o assunto, mas o modo como é tratado aqui no estado de São Paulo eu acho de certa forma errado.
Uma coisa eu defendo sem sombra de dúvidas, a democracia, pra mim ela é a base para qualquer modelo de Estado. Entretanto, assim como ressalto e muito a democracia, desprezo a hipocrisia. O que eu não encontrei em nenhum dos jornais que vi hoje foi sobre os antecedentes de 1930 (nem o motivo pelo golpe de estado em 30 pelo “ditador” G. V.), nem nada relacionado à república velha, e por que será?
Bom, quero lembrar que uma das características da república velha era a política do café-com-leite, que consiste na alternância da presidência entre paulistas e mineiros somente (claro isso é extremamente democrático).  Sem contar o fato de que o então presidente paulista, Washington Luís, em 29, indicou outro paulista à presidência, contrariando assim as expectativas de que quem deveria assumir o Estado seria um mineiro. E, consequentemente, os políticos da época se organizaram para acabar com a política do café-com-leite, e por isso houve o golpe de Estado que fez com que Getúlio Vargas assumisse a presidência e destituísse a constituição vigente. (Obs.: Esse foi o estopim de vários outros motivos que levaram o fim da república velha).
O que quero dizer é que sim, a luta pela constituição de 32 foi uma batalha pela democracia, mas se a república velha não tivesse acabado, dificilmente, na minha opinião, haveria uma luta assim, partindo do estado de São Paulo, a favor da democracia.
Além do mais, essa exaltação toda apenas realça um sentimento de identidade nacional exclusivamente paulista, eu creio que antes de ser paulista, eu sou brasileiro e é esse o sentimento o qual deve ser ressaltado da maneira como a revolução de 32 está sendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário