terça-feira, 24 de julho de 2012

Tempos Modernos de Charles Chaplin



Quem nunca viu aquela imagem clássica de Chaplin entre enormes engrenagens? Bom, ela é apenas uma de muitas outras marcantes do filme Tempos Modernos (Modern Times, 1936). Preciso admitir que mais uma vez me encantei por mais essa obra do Chaplin, assim como do Grande Ditador (caso não tenham visto o post sobre, clique aqui).
Tempos Modernos passa no período correspondente entre os anos da Grande Depressão (1929-33) e retrata uma realidade da época muito marcante, as linhas de produção das grandes indústrias, caracterizada pelo fordismo, onde cada trabalhador desenvolve uma atividade específica no sistema produtivo da indústria, a fim de gerar uma grande produção. Já no começo do filme, nos é apresentado o presidente da fábrica que apenas dita a velocidade da produção, extremamente confortável em sua sala, enquanto os trabalhadores precisam fazer suas atividades sem nem ter tempo para afastar uma mosca, como é um dos casos que Chaplin interpreta comicamente.
Além disso, Tempos Modernos, também mostra as greves comunistas característica da época, quando Chaplin acidentalmente entra no meio de uma manifestação e acaba sendo preso por ser considerado um líder comunista.
Concomitantemente, conta a história de uma jovem que é órfã de mãe e o pai esta desempregado, e por isso precisa roubar para comer, neste momento, creio que a intenção é nos apresentar a ideia de que as pessoas nessa época roubavam comida, não por que eram realmente ladrões, mas sim, pois é apenas a única alternativa que sobre.
Certo momento do filme essa jovem e Chaplin se conhecem e ficam juntos até o final do filme, e passam por diversos apuros e ele acaba sendo preso muitas outras vezes devido as confusões em que participa.
Além disso, na primeira cena do filme, mostra uma imagem do gado saindo pela porteira e logo depois as dos operários saindo do metrô. A intenção de relacionar os dois é claríssima, e, de certa forma, correta, pois os operários da época eram tratados como se fossem gados realmente, eles trabalhavam muito e não recebiam a remuneração justa, sem contar a forma de como eles exerciam esse trabalho, e se caso alguém não estivesse apto para o trabalho, logo seria trocado.
De qualquer forma, Tempos Modernos é um dos filmes que as pessoas devem assistir antes de morrer, e, talvez mais importante, interpretar a mensagem do filme, pois retrata a realidade de muitos operários da época, possibilitando analisar esse assunto nos dias atuais para ver se a forma de produção hoje é melhor ou não, e propor soluções caso seja. E claro, dar boas risadas proporcionadas pelo gênio Charles Chaplin.



Nenhum comentário:

Postar um comentário